Cabos estanhados: quando eles são importantes?

Uma das mais opções para alterações construtivas mais oferecidas pela Cabex é justamente a disponibilização de um revestimento de estanho aos cabos de cobre. Feito por meio de um processo de eletrólise, a alteração pode contribuir bastante para garantir a resistência – e consequentemente eficiência – dependendo das condições de exposição do material.

Normalmente, os cabos estanhados são fundamentais para reduzir os efeitos da maresia, garantindo que as instalações elétricas mantenham o desempenho por muito mais tempo nas regiões litorâneas e, principalmente, em embarcações.

A alteração do material é feito a partir de um procedimento químico. Os átomos de cobre são revestidos de estanho pelo processo de eletrólise e isolados com cloreto de polivilina (PVC) resistente a 105°C. A técnica garante o aumento da resistência, porém, sem perder a flexibilidade ou a capacidade de condução elétrica do material. Desse modo, os cabos estanhados pode ser torcidos e são dimensionados para suportarem tensões nominais de até 750 Volts.

A utilização de cabos estanhados é fundamental para garantir a segurança em embarcações. Em alto mar, os cabos convencionais pode sofrer rapidamente um processo de oxidação, deixando de suportar a tensão necessária na atividade a qual estão inseridos. Dependendo do caso, pode ocorrer um derretimento da estrutura interna, tornando-se uma verdadeira ameaça de incêndio.

Se você não sabe qual a melhor definição de cabo para o seu projeto, não se preocupe. Nossa equipe técnica pode auxiliar nessa escolha. Aqui, sempre buscamos a solução mais segura, sem abrir mão do custo-benefício do seu negócio. Entre em contato com a Cabex e descubra a solução ideal para a sua necessidade.

Procurando um fornecedor de cabos estanhados?

Fabricamos cabos estanhados de alta qualidade sob medida para qualquer projeto.
Ver produtos
crossmenu